quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

The Verve- Urban Hymns (1997)



Urban Hymns foi lançado em meio a um furor de expectativas. Depois da separação em 1995, o cantor e principal compositor, Richard Ashcroft, reagrupou a banda com um novo integrante, o guitarrista e tecladista Simon Tong. Contudo, faltava o som característico da guitarra de Nick MacCabe. Ashcroft convenceu-o a retornar, mas é interessante observar que na capa ele olha na direção oposta à do olhar do restante do grupo.
Seguiu-se um período febril de gravação no Olimpic Studios de Londres, o mesmo que Hendrix e os Stones usaram ao longo de suas carreiras. Urban Hymns abre com o elegíaco "Bittersweet Symphony", uma música que leva apenas 40 segundos para garantir ao Verve um lugar na história do rock inglês. Quando entra a bateria, a atmosfera transcendental se manifesta sob a forma da letra visionária de Ashcroft: "Cos I' m a million different people from one day to the next" ("Porque sou um milhão de pessoas diferentes de um dia para o outro"). A orquestração em loop foi sampleada da versão de Andrew Loog Oldham de "The Last Time", dos Rolling Stones. Para azar da banda, os direitos autorais da música(e portanto, os royalties) pertenciam ao ex-agente dos Stones, Allen Klein.
"Sonnet" e "Lucky Man" são composições típicas de Ashcroft(Adoro os clipes de ambas), repletas de emoções cruas, capazes de falar à própria alma do ouvinte. As colaborações entre os membros da banda são incendiárias, incluindo o longo improviso espacial "Come On" e a onírica "Catching The Butterfly", concebida quando McCabe brincava com um pedal de efeitos. "The Drugs Don't Work", que chegou ao primeiro lugar das paradas britânicas, é um comovente hino sobre a morte do pai de Ashcroft.
Esse album é um dos meus favoritos, é realmente muito bom, tenho o cd há anos e também um dvd com os videoclipes do Verve desde 1992 até 1998 este aqui:

Enquanto escrevia este post eu estava ouvindo na integra(ouvi 2 vezes,rs) enfim, Urban Hymns possui um espiríto pioneiro que desafiou os limites daquilo que as bandas inglesas de guitarras podiam conseguir nos anos 90.
Alguns Clipes do Urban Hymns:
                                                              Bittersweet Symphony

                                                                            Lucky Man

The Drugs Don't Work

                                                                               Sonnet

                                                                     Baixe Urban Hymns
                                                                  Download Urban hymns


the verve urban hymns by Tudo Sobre on Grooveshark

Por Hélio Ribeiro
Blogueiro,fã de Oasis,Beatles,Dr.House,Indie Rock,Animes,Cinema,Tokusatsu e livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário