quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Entre o cosmo e o chacra

Vindos de épocas diferentes, os cavaleiros de Atena e os ninjas das vilas ocultas não precisam brigar entre si por audiência. Mas tornaram-se fenômenos de público que mobilizaram fãs em todo o mundo.Quem leva a melhor nesta disputa?? façam suas apostas.

CDZ X NARUTO
Origem
Cavaleiros do Zodíaco
Criada por Masami Kurumada, a série original de mangás Saint Seiya surgiu em 1986,mesmo ano em que o anime estreou. Foram 28 volumes impressos e 114 episódios na tv,além de especiais em vídeo. A partir de 2002,novas histórias passaram a ser produzidas tanto em anime como em mangá. O mais novo seriado, Saint Seiya Ômega, está no ar desde 2012. (Ponto para CDZ)

                                                                               
Naruto
No papel,a história de de Masashi Kishimoto lançada em 1999 já teve 644 capítulos,divididos em 66 volumes-o último saiu em setembro no Japão. A primeira adaptação televisiva durou de 2002 a 2007,em 220 episódios. A segunda parte, Naruto Shippuden, entrou no ar em seguida e é produzida até hoje, já tendo passado dos 325 episódios.

Popularidade
CDZ
Cdz não estourou no Japão, mas conquistou o Ocidente e revolucionou o mercado brasileiro em 1995,no auge,rendeu US$ 50 milhões para empresas nacionais. Criada na onda do desenho, a revista Herói tinha tiragem de 450 mil cópias. os leitores do site Imdb elegeram Cavaleiros o melhor anime de todos os tempos.

Naruto
É o anime mais lucrativo da TV Tokyo em 2013 e também o mais exportado. Nos EUA, os episódios sem censura passam de madrugada no Cartoon Network e, mesmo assim, geraram recorde de audiência nesta ano. O último game,Ultimate Ninja Storm 3, vendeu 1 milhão de cópias nos EUA e na Europa em dois meses. E é um dos mangás mais longevos da história.
(Empate entre CDZ e Naruto)

Vendas
CDZ
No Japão, os 28 volumes do mangá original já passaram dos 30 milhões de exemplares vendidos. Por aqui, o mangá só chegou em 2002,bem depois da febre. Nos anos 90, o sucesso foi tão grande que os produtos bombaram-chegou a haver fila de espera pelos bonecos no Natal de 1995. No mesmo ano, foram vendidas mais de 400 mil unidades dos brinquedos.

Naruto
Segundo a editora que publica Naruto no Japão, até 2012 já haviam sido vendidos mais de 128 milhões de exemplares. Nos Eua, foi um dos primeiros mangás a figurar na lista de livros mais vendidos,rivalizando com Harry Potter. O licenciamento da marca já rendeu diversos produtos até mesmo parte das atrações de um parque temático.
(Ponto para Naruto)

Adaptações
CDZ
Os cavaleiros ganharam cinco filmes-o mais recente, Overture, é um também o mais bem-sucedido. Um musical foi lançado em 1991 no Japão e, entre os games,Seiya e seus amigos já estrelaram mais de 20-o próximo,Bravos Soldados,chega em Novembro.A trilha sonora do Anime foi dividida em 8 CDs,seguidos por incontáveis reedições.
Naruto
Já rendeu 9 filmes. em 2002,saiu até um romance que narrava as tramas dos primeiros mangás, para quem quer desenhar os personagens, também há vários manuais oficiais. Mas o forte da franquia são os games: em 11 anos, foram lançadas seis sagas que englobam mais de 50 jogos diferentes,atendendo a todos os consoles do mercado.
(Ponto para Naruto)

Fãs
CDZ
Foi um fã francês que, ao produzir trailers da saga de Hades em 2001,influênciou a Toei a produzir novos episódios, reativando a franquia. Também na França, fãs criaram um game independente baseado no anime em 2011. No Brasil, o fã clube nacional mais antigo hoje congrega 70 mil fãs. Eles conseguiram que o seriado voltasse à TV em 2003.

Naruto
Quem adotou Naruto de coração, sem dúvida,foram os EUA, é de lá que veio pelas mãos de fãs, uma versão live-action do anime, publicada em 2011 no youtube e que já passou de 10 milhões de visualizações. Por aqui,embora tenha fãs de todas as idades,bomba mais entre as crianças que tem a disposição vários produtos com a marca do ninja.
(Ponto para CDZ)

PLACAR FINAL
3X3  Cavaleiros e Ninjas estão em pé de igualdade! Ninguém foi jogado no Yomotsu nesta briga, mas o choque de energias quase causou um Big Bang.e

Nenhum comentário:

Postar um comentário